Devagar se chega longe...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DL 2011 - FEVEREIRO - LIVRO 3: OLGA

Mês: Fev/11 - Livro 03
Tema: Biografias e/ou Memórias
Título: Olga
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras / 1994
Nº Páginas: 263

Sinopse: A historia de Olga Benário, judia e comunista, que foi companheira de Luis Carlos Prestes e acabou assassinada nos campos nazistas. Este é um livro que conta a vida e a morte, que fala da beleza e da ignomínia, um livro verdadeiramente inesquecível.
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou minha atenção foi ...
Os olhos azuis de Camila Morgado (atriz que interpreta Olga nos cinemas), são bem impactantes e expressam sofrimento.
O livro é sobre...
Como o próprio autor diz o livro relata fatos que aconteceram exatamente como estão descritos, retrata a vida de Olga Benario Prestes heroína dos anos 30, pouco reconhecida pelos brasileiros, foi esposa do Capitão Luiz Carlos Prestes conhecido como Cavaleiro da Esperança. Judia e comunista foi entregue a Hitler pelo governo Vargas.
Eu escolhi este livro porque...
Após assistir ao filme em 2004 não resisti e comprei o livro, comecei a ler, mas tive que interromper a leitura por causa do meu TCC, desde então ele ficou lá num cantinho, guardadinho, na minha estante. Como um dos principais objetivos do DL 2011 é resgatar os livros que temos e ainda não lemos claro que não pensei duas vezes, Olga seria o livro perfeito para o tema deste mês.
A leitura foi ...
Gostei muito da leitura, pois retrata bem o período histórico da década de 30 no Brasil e no mundo, assunto este que desperta o meu interesse, mas apesar de interessante o livro é muito triste, não tem um final feliz e os relatos de tortura me deixaram bem chocada. Após a leitura descobri que gosto muito de biografias e já estou até pensando em outras que gostaria de ler.
O trecho do livro que merece destaque ...
Trecho da última carta deixada por Olga minutos antes de ser levada para a câmara de gás da cidade alemã de Bernburg.
"Queridos:
Amanhã vou precisar de toda a minha força e de toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais caras que a minha própria vida. E por isso me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos ... Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chege. Mas, no entando, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijo-os pela última vez.
Olga."
A nota que dou para o livro:
Dou nota 5 para este livro.
5/5

2 comentários:

  1. A leitura deve ser impactante a julgar por todo contexto de dor, sofrimento e injustiça que a acompanha. Ótima participação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah! Obrigada pela visitinha... Acrescentei lá na minha resenha esta carta! Ela também me emocionou muito e para mim é a essência do que foi Olga Benário.

    ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu recadinho!